Um pouco de história …
No ano de 1987 surgiu a Federação de Clubes e Associações de Caçadores da Beira Interior, e era composta por dezasseis clubes que a registaram no Cartório Nacional da Covilhã no dia 27 de Outubro. Posteriormente, a 29 de Setembro de 1996, devido a alterações dos estatutos mudou a sua designação para Federação de Caça e Pesca da Beira Interior. Presentemente tem duzentos e quarenta Clubes/Associações de Caçadores e Pescadores inscritos, que gerem diversas figuras de ordenamento cinegético (Zonas de Caça Associativa, Zonas de Caça Municipal, Zonas de Caça Turística e Zonas de Pesca Desportiva).
Estabelecer, promover, incentivar e manter relações com as colectividades suas filiadas, no sentido de fomentar a união e cooperação entre elas.
- Estimular a harmonização dos interesses dos caçadores, pescadores, agricultores, proprietários e ambientalistas, tendo em vista a protecção e conservação da natureza.
- Representar os Clubes e Associações seus filiados, perante todos os organismos estaduais.
- Incentivar o espírito ético na prática da caça e pesca, colaborando na sua regulamentação.
- Cooperar na protecção das espécies cinegéticas, não cinegéticas e piscícolas e incrementar o seu repovoamento e equilíbrio ecológico.
- Fomentar e incentivar o apuramento das raças caninas.
- Promover e colaborar na realização de acções de formação, que entenda oportunas.
- Dar prioridade ao estabelecimento de laços de solidariedade, com todos os que se dedicam à pratica da caça e pesca desportiva devidamente ordenada.
- E por último promover projectos agro-florestais visando o uso múltiplo desses espaços.
Estes são os principais desígnios que regem a Federação de Caça e Pesca da Beira Interior, tornando-a numa das mais importantes do país.