Assunto: Deteção de foco de infeção por vírus da gripe aviária de alta patogenicidade – Ave selvagem -Vilamoura, Loulé – Foco 2024/10

O INIAV I.P., confirmou novos casos de infeção por vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) do subtipo H5N1 numa ave selvagem recolhida em Vilamoura, concelho de Loulé e distrito de Faro.

Perante as evidências de uma circulação alargada e continuada dos vírus da gripe aviária de alta patogenicidade, sobretudo nas populações selvagens, apela-se para o cumprimento rigoroso das medidas de biossegurança e de vigilância de mortalidade de aves domésticas e selvagens.

A gripe aviária é uma doença de declaração obrigatória pelo que qualquer suspeita da mesma deverá ser imediatamente comunicada aos serviços da DGAV, uma vez que tal condiciona a eficácia da erradicação dos focos e prevenção da disseminação da doença.

A notificação de aves selvagens mortas pode igualmente ser feita através da aplicação ANIMAS, acessível em https://animas.icnf.pt.

Mais informações sobre a gripe aviária podem ser consultadas no portal da DGAV em https://www.dgav.pt/animais/conteudo/animais-de-producao/aves-de-capoeira/saude-animal/doencas-das-aves/gripe-aviaria/