Deteção de foco de infeção por vírus da gripe aviária de alta patogenicidade – Ave selvagem – Funchal, Região Autónoma da Madeira

Recebemos do INIAV I.P., confirmação de um novo caso de infeção por vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) do subtipo H7 numa ave selvagem, uma gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis) recolhida na cidade do Funchal, Madeira.

Trata-se da primeira deteção da doença numa região autónoma e da primeira deteção de um vírus da GAAP do subtipo H7 no nosso país.

Apelamos para o cumprimento rigoroso das medidas de biossegurança, tendo em vista a proteção das aves domésticas e da saúde pública, e para a vigilância de sinais clínicos indicativos desta doença e/ou mortalidade.

 A declaração aos serviços da DGAV de suspeitas de GAAP é obrigatória para que possamos intervir de imediato para o esclarecimento da situação.

A notificação de aves selvagens doentes ou mortas pode igualmente ser feita através da aplicação ANIMAS, acessível em https://animas.icnf.pt.