Peste dos Pequenos Ruminantes (PPR) na Hungria
As autoridades da Hungria notificaram hoje, dia 27 de janeiro o primeiro foco Peste dos Pequenos Ruminantes (PPR) numa exploração com 1810 ovinos em HUN-ZALA perto da fronteira com a Eslovénia e a Áustria. Reportaram que detetaram 12 casos de PPR e 12 mortes devido doença e que a origem provável da infeção terá sido a movimentação legal de animais. Abaixo segue relatório do ADIS (Sistema de notificação de doenças da UE) sobre este foco de PPR.
Os Serviços Veterinários Oficiais (SVO) da Hungria adotaram as medidas de controlo previstas no Reg. (UE) 2020/687, entre elas a occisão de todos os animais (1798 ovinos), a correta eliminação dos cadáveres e outros subprodutos e a limpeza e desinfeção das explorações afetadas, bem como a destruição de todos os produtos suscetíveis de estarem contaminados com o vírus da PPR (VPPR). Também implementaram as zonas de restrição em redor do foco, zonas de proteção (ZP) e zonas de vigilância (ZV) nas quais aplicaram também medidas de controlo, nomeadamente restrições à movimentação dos animais, de produtos e subprodutos, vigilância clínica e recolha de amostras nas explorações com animais suscetíveis ao VPPR, entre outras.
A PPR é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente os ovinos e os caprinos, podendo ainda afetar ruminantes selvagens. Esta doença causa grandes perdas económicas devido às elevadas taxas de mortalidade (50% -100%) e de morbilidade (90% a 100%). Esta doença transmite-se geralmente por contacto direto entre animais e alimentos e água e outros materiais contaminados com as excreções e secreções dos animais doentes. Os caprinos são mais afetados que os ovinos. A PPR não se transmite aos humanos.
Face ao agravamento da situação epidemiológica da PPR na União Europeia devido a este novo evento, a DGAV solicita a divulgação desta notíciaa todos os intervenientes para que reforcem as medidas preventivas de forma a evitar a introdução do vírus da PPR em território nacional, referidas na nota informativa n.º 1/2024/PPR acessível em Portal DGAV – PPR .
Relembramos que é obrigatória a notificação de qualquer suspeita ou ocorrência de PPR.
Apelamos também ao uso da aplicação de Notificação Imediata de Mortalidade de Animais Selvagens (ANIMAS) para a notificação de ruminantes selvagens encontrados mortos em espaços naturais, que se encontra acessível em https://animas.icnf.pt.. A informação sobre o ANIMAS está disponível no portal da DGAV https://www.dgav.pt/animais/conteudo/animais-selvagens/notificacao-de-animais-mortos e no vídeo promocional ANIMAS – Plataforma – YouTube.
Encontra-se disponível no Portal da DGAV informação adicional sobre a PPR: Portal DGAV – PPR