Deteção de caso de infeção por vírus da gripe aviária de alta patogenicidade H5N1 – Ave selvagem – Gafanha da Nazaré, Ílhavo, distrito de Aveiro

Recebemos hoje do INIAV I.P., confirmação de infeção por vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade do subtipo H5N1, numa ave selvagem encontrada moribunda na Estrada do Porto de Pesca Costeira, Gafanha da Nazaré, Ílhavo. Esta ave, uma gaivota-de-asa-escura,  foi recolhida e transportada para o centro de recuperação Ecomare onde veio a morrer.

Dada a inexistência de explorações avícolas nas proximidades do local de recolha da ave não será implementada vigilância reforçada na zona envolvente.

Reiteramos que as medidas fundamentais a aplicar pelos detentores de aves são o reforço da biossegurança e das boas práticas de maneio destinadas a evitar contactos diretos ou indiretos entre as aves domésticas e as aves selvagens, assim como os procedimentos de higiene de instalações, equipamentos e materiais, e o controlo dos acessos aos estabelecimentos onde são mantidas as aves.

Acresce a vigilância e notificação de suspeitas para permitir uma rápida e eficaz implementação das medidas de controlo que minimizem a disseminação da doença.